Neste blog utilizo textos e imagens retiradas de diversos sites na web. Se os seus autores tiverem alguma objecção, por favor contactem-me, e retirarei o(s) texto(s) e a(s) imagem(ns) em questão.

01 setembro 2011

Falcao equilibra contas do FC Porto no mercado, Sporting quase só investiu

FC Porto e Sporting registaram um investimento recorde em transferências de futebolistas, durante o mercado de Verão, enquanto o Benfica foi o clube que mais lucrou com as transacções efectuadas no defeso.

O arranque da época futebolística 2011-12 fica marcado pelo elevado investimento dos três “grandes” portugueses, à semelhança do que aconteceu em épocas anteriores, mas “dragões” e “leões” fizeram mesmo o maior investimento da sua história.

O campeão nacional chegou a ser o clube nacional com maior défice entre entradas e saídas, mas as transferências de Falcao e Ruben Micael, para o Atlético de Madrid, renderam 45 milhões de euros e colocaram as contas portistas em alta.

A venda da dupla deixou o FC Porto com um saldo positivo de 4,8 milhões de euros e acaba por atenuar o mais elevado investimento alguma vez feito por uma equipa portuguesa (cerca de 41 milhões).

Os “dragões” contam com nove caras novas no plantel, destacando-se as aquisições dos brasileiros Danilo (13 milhões) - segunda mais cara de sempre por parte de um clube português, apenas superada pelo também portista Hulk - e Alex Sandro (9,6 milhões).

Além dos jovens ex-Santos, também Mangala (6,5 milhões), Defour (6), Kelvin (2), Kléber (2,4) e Iturbe (1,5) obrigaram os “dragões” a desembolsar dinheiro.

Já o Sporting investiu mais de 28 milhões de euros, com especial destaque para o médio brasileiro Elias, ex-Atlético de Madrid, por quem os “leões” pagaram 8,85 milhões, naquela que foi a aquisição mais cara da história do clube de Alvalade.

No entanto, o elevado investimento não teve praticamente retorno para os cofres “verde e brancos”, que apenas receberam 3,3 milhões com as vendas de Vukcevic (2,3 ME) e Hélder Postiga (500 mil euros, por metade do passe), além do empréstimo de Sinama-Pongolle ao Saint-Etiènne. Com 16 jogadores contratados, o Sporting terminou o “exercício” com um saldo negativo superior a 25 milhões de euros.

Por outro lado, é o Benfica que apresenta maior lucro neste “mercado” de transferências, para o qual muito contribuíram os importantes encaixes financeiros obtidos com Fábio Coentrão (24 milhões, por 80 por cento do passe) e Roberto (8,6 milhões).

Os “encarnados” conseguiram lucrar mais de 11,5 milhões, mesmo após terem investido pouco mais do que o Sporting (28,75 milhões). No rol de contratações destacam-se o belga Axel Witsel, contratado por 6,5 milhões, os argentinos Enzo Pérez e Garay, ambos avaliados em 5,5, e o brasileiro Bruno César, que custou 5,3.

Ainda no grupo dos “europeus”, o Sporting de Braga, que conta com 18 novos atletas, a maioria contratada a custo zero, foi o terceiro clube com melhor saldo, sendo que apenas Baiano, Henrique, Rodrigo Galo, Zé Luis e Juan Carlos Pérez obrigaram os bracarenses a “puxar” do livro de cheques.

Para os mais de 3,5 milhões de euros de lucro dos “arsenalistas”, contribuiu de forma decisiva a saída do lateral Sílvio para o Atlético de Madrid, por 8 milhões, naquela que foi a única transferência a render dinheiro aos minhotos.

3 comentários:

O Fábio Coentrão rendeu um pouco mais. Os 20% do passe que aí faltam foram comprados pelo fundo por 3 milhões de euros.

Nas contas do porto faltam os 15 milhões pagos pelo villas boas que faz com que as contas tenham um saldo positivo de 19,8 milhões.

Enviar um comentário

Qual a tua opinião?
Usa e abusa deste formulário para tecer as tuas ideias em defesa do GLORIOSO SLB!!