Neste blog utilizo textos e imagens retiradas de diversos sites na web. Se os seus autores tiverem alguma objecção, por favor contactem-me, e retirarei o(s) texto(s) e a(s) imagem(ns) em questão.

05 fevereiro 2011

Razão e coração


O Campeonato está a entrar numa fase crucial. Quem ficar para trás, dificilmente, terá margem para recuperar. Todos o sabem, mas uns parecem sabê-lo melhor que os outros.Convergem vontades e palavras para evitar que quem regressou ao topo de forma revalide o que por direito lhe pertence. É sempre assim. Nem é preciso ler “Arte da Guerra”, do velho e sábio Sun Tzu, para se saber que uma das tácticas que mais frutos costumam dar é a da desestabilização emocional dos adversários antes da hora do confronto em que tudo se decide.
O Futebol não é, como alguém disse, uma religião ou um assunto de Estado. Mas, no vazio de muitas outras crenças, ele ocupa um espaço singular em que se juntam razão e coração, com o segundo, quase sempre, a falar mais alto que a primeira. Nas religiões, o que conta é a fé, que abre a porta aos dogmas que tornam quase tudo indiscutível e indisputável. No Futebol, o que conta é a paixão, que também tem os seus dogmas e pouco espaço deixa para a serenidade da análise equidistante e fria. Para isso existem os comentadores, que fingem nunca ter clube ou cor preferida, mas que, frequentemente, deixam cair a máscara e acabam por denunciar o jogo. Para o resto, para o terreno da paixão, existem os adeptos, os que sofrem, gritam, insultam, choram, culpam e desculpam. Exactamente porque para eles só existe o coração. E a paixão.
O Benfica levou tempo a recuperar, mas está onde, e como, queremos que esteja: combativo, criativo e com energia. Por isso é temido e respeitado. Mas, também por isso, este é o momento em que é preciso manter a cabeça fria entre linhas para que, fora delas, os corações que vibram possam viver as suas merecidas horas de júbilo.
E há sempre vozes que provocam, que desafiam, que tentam desestabilizar, porque sentem o cheiro do perigo e a primazia em risco. Mas, como diz o velho e sábio provérbio, essas vozes, como as do pequeno equídeo das fábulas, nunca conseguem chegar ao céu, nem mesmo ao som de apitos.

1 comentários:

muito difícil recuperar...são demasiados pontos.

Enviar um comentário

Qual a tua opinião?
Usa e abusa deste formulário para tecer as tuas ideias em defesa do GLORIOSO SLB!!