Neste blog utilizo textos e imagens retiradas de diversos sites na web. Se os seus autores tiverem alguma objecção, por favor contactem-me, e retirarei o(s) texto(s) e a(s) imagem(ns) em questão.

11 novembro 2010

Penitência


Foi um atropelo de proporções obelixianas aquela nossa ida ao Porto, caros amigos. Uma humilhação do tamanho desta bola de futebol chamada planeta Terra. Uma tragédia daqui até à Nova Zelândia, ida e volta. Um desastre digno dos mais sofridos lamentos, dos mais solenes palavrões. Perdoem-me, já nem sei bem o que digo… E desta vez, pois, não há paninhos quentes que nos safem, nenhuma história mal contada, nenhum azar redentor. Nem sombra de “bodes respiratórios”… Contra o facto de termos saído dali com cinco batatas na nossa baliza, não há argumento que se aguente.
Podemos, claro, olhar para trás e lembrar a decisão de deixar ir o Ramires e o Di María, podemos falar das invenções tácticas de Jorge Jesus para esta partida, podemos falar da falta de alma dos jogadores no momento do tudo-ou-nada e da ideia peregrina de levar os últimos quinze minutos com o Lyon para a visita ao F. C. Porto, mas em boa verdade não me parece que seja tempo para nada disso. O que temos de fazer, caros amigos, é muito mais simples e muito mais difícil. Esta é a hora de aguentarmos o coração nas mãos e dizer a todos, no português mais verdadeiro de que formos capazes: levámos um banho de bola. Entregámos os pontos. Parabéns ao vencedor.
Mas, não, ainda não é tudo. Não nos safamos assim tão facilmente, não pensem. Temos de parar ainda um momento e, com a alma exposta às intempéries, cumprir a penitência até ao fim: Hulk recebe a bola na direita, avança de mansinho até David Luiz como quem quer partilhar um segredo ou trocar uma anedota e, de repente, acelera até à linha, vai-se embora. Até que lhe saem aos pés Sidnei e Roberto, logo os dois, com uma timidez de espantalhos inofensivos, e o brasileiro do F.C.P. – zás. Não está cá com florzinhas, não perde tempo. Faz o mais simples, que é também o mais difícil. Toca forte, em diagonal, para a chuteira atenta de Varela: golo. Era o um-zero. E ainda viriam mais quatro... Um super-herói, aquele Hulk. As maldades que ele fez à nossa defesa… Se continuar assim concentrado, há-de chegar longíssimo. E nós, Jesus, chegaremos onde?
É doloroso, eu sei, mas por favor, caros amigos, digam comigo: descer à terra, descer à terra – repitam cinco vezes –, descer à terra a ver se ainda conseguimos salvar alguma coisa este ano... A ver se, de pés na terra, reaprendemos a sonhar. Resta-nos o quê agora, a Liga dos Campeões?


Jacinto Lucas Pires

4 comentários:

Penitência a quê? À derrota do SLB? À equipa do FCPorkús em especial ao Hulky?Já agora e porque não, penitência ao mestre corrupto-mor?
Essa não!

Foi uma verdadeira PENITÊNCIA os 90 minutos que por lá andamos....

por favor nunca e uma penitencia para mim ![antes pelo contrario} ver jogar o meu glorioso SPORT LISBOA E BENFICA !.
mais Domingo vamos estar outra vez com o nosso glorioso NÃO e verdade...

Ainda bem que gostaste de ver o NOSSO Glorioso no domingo!! Eu não gostei!!! E para mim foi mais do que uma penitencia...

Enviar um comentário

Qual a tua opinião?
Usa e abusa deste formulário para tecer as tuas ideias em defesa do GLORIOSO SLB!!