Neste blog utilizo textos e imagens retiradas de diversos sites na web. Se os seus autores tiverem alguma objecção, por favor contactem-me, e retirarei o(s) texto(s) e a(s) imagem(ns) em questão.

31 outubro 2010

Aimar está a jogar como nunca

Aimar está a jogar como nunca. El Mago já disputou 958 minutos na presente temporada e alcançou o seu melhor registo desde que chegou à Europa, contabilizando os desafios realizados desde o início da época até ao final do mês de Outubro. O internacional argentino brilhou frente ao Paços de Ferreira ao marcar um golo digno de Maradona, que celebrou precisamente ontem 50 anos, e ao completar todo o encontro acabou por bater um recorde pessoal, num ano em que já apontou dois golos.

O melhor início de temporada do médio até este ano tinha acontecido em 2002/03 no Valência, com Rafa Benítez, quando chegou até ao final de Outubro com 951 minutos. Nessa época, o médio tinha disputado seis partidas na liga espanhola, mas contabilizava ainda participações na Supertaça do país vizinho e na Liga dos Campeões. Aliás, apesar de o total de minutos ter sido batido na presente temporada, 2002/03 continua a ser o ano em que revelou maior acerto na hora do remate, pois marcou então cinco golos.

Apontado como um dos mais credíveis sucessores de El Pibe, Aimar deixou o River Plate a meio da temporada de 2000/01 para ingressar no Valência, onde prometeu atingir o estatuto que todos lhe auguravam. Ao serviço do clube che, conquistou dois títulos de Espanha, uma Taça UEFA e uma Supertaça Europeia, mas não conseguiu afirmar-se plenamente como o novo "herdeiro" do grande craque do país das pampas, fruto também de muitas lesões, que lhe minaram a carreira.

Depois das muitas conquistas, 2004/05 marcou o início do declínio de Aimar. Os registos começaram a baixar - pior do que nesse ano só mesmo em 2008/09, na primeira época de águia ao peito -, voltando a subir na última temporada no Valência. Porém, a queda estava selada, o que o levou a procurar dar um novo fôlego à sua carreira no Saragoça, mas acabou por falhar o desafio, não só pela fraca produção da equipa, mas também novamente devido aos problemas físicos.

Luís Filipe Vieira e Rui Costa decidiram arriscar a sua contratação e depois das dúvidas criadas sob o comando de Quique Flores em 2008/09, em que esteve afastado durante grande parte do início da época, Aimar foi capaz de recuperar a sua qualidade pelas mãos de Jorge Jesus.

O treinador de 56 anos foi o grande mentor da reabilitação de El Mago, fazendo dele uma peça imprescindível na sua estratégia, colocando-o também a jogar na sua posição de origem, naquela que mais rende.

Depois de disputar apenas quatro jogos e 192' com Quique Flores, Aimar conseguiu realizar 858' na última época, fruto da participação em 11 jogos. Jesus foi obrigado a gerir com cuidado a utilização do camisola 10, fruto precisamente do seu passado a nível físico, mas raramente prescindiu dele, algo que voltou a suceder esta temporada. Aliás, dos 14 jogos já cumpridos pelo Benfica em 2010/11, El Mago foi opção em... 13 e apenas uma vez, ante o Schalke 04, como suplente utilizado. De resto, terminou os desafios dos encarnados por cinco ocasiões, sendo totalista nas últimas três jornadas do campeonato.

0 comentários:

Enviar um comentário

Qual a tua opinião?
Usa e abusa deste formulário para tecer as tuas ideias em defesa do GLORIOSO SLB!!