Neste blog utilizo textos e imagens retiradas de diversos sites na web. Se os seus autores tiverem alguma objecção, por favor contactem-me, e retirarei o(s) texto(s) e a(s) imagem(ns) em questão.

19 setembro 2010

Futebol com Todos: o derby das inseguranças

Gostava sinceramente de antever um Benfica-Sporting no mínimo tão bom como o Porto-Braga da semana passada. Gostava mas não consigo.
Podia começar pela qualidade nominal dos plantéis, mas isso talvez fosse injusto. Fiquemo-nos pela qualidade do trabalho colectivo já demonstrado por estas quatro equipas e encontramos uma primeira pista para a descrença.

A segunda, porventura mais importante, é a pressão sentida por Benfica e Sporting. Sobretudo Benfica, que tem menos pontos. Perder mais um jogo, com o Sporting ou com outro clube qualquer, seria quase um adeus prematuro à renovação do título de campeão. Cinco jornadas, normalmente, são pouco para se poder falar. Mas com quatro derrotas seria quase irrealista pensar em recuperação.

Para o Sporting a pressão é ligeiramente, mas só ligeiramente, menos forte. Isto se lhe interessar mesmo o primeiro lugar do campeonato nacional e não apenas o da Segunda Circular. Se o objectivo é o topo, também está na altura de não deixar fugir mais o FC Porto e o Sp. Braga.

Juntem-se então estas inseguranças ao futebol pouco bonito, prático e eficaz praticado pelas duas equipas. Mexa-se bem e tempere-se com polémicas fora do relvado (já cá faltavam). Acrescente-se o molho típico dos clássicos - feito à base de receios mútuos e aprisionamentos tácticos - e temos a receita esperada: um jogo intenso e dramático, talvez, mas dificilmente bem jogado e de qualidade técnica extra.

A esperança é que o futebol, uma vez mais, possa contrariar os desígnios da lógica dedutiva. Preferia engolir as previsões que aqui deixo do que o prato mais provável tendo em conta os ingredientes.

1 comentários:

A qualidade técnica extra de que fala deve ser referente a árbitros. É que há uns, que mesmo jogando bem e a golear, só foram campeões na ultima jornada. Há outros, que o são `5ª jornada, e todos estes opinadores consideram normal.

Enviar um comentário

Qual a tua opinião?
Usa e abusa deste formulário para tecer as tuas ideias em defesa do GLORIOSO SLB!!