Neste blog utilizo textos e imagens retiradas de diversos sites na web. Se os seus autores tiverem alguma objecção, por favor contactem-me, e retirarei o(s) texto(s) e a(s) imagem(ns) em questão.

12 maio 2010

Título celebrado de Paris a Macau

in JN

Macau, Paris, Luanda e Maputo. Apenas algumas zonas do mundo onde os benfiquistas também fizeram a festa pela conquista do título de campeão nacional em futebol.

Cerca de 50 adeptos do Benfica juntaram-se, de madrugada, em Macau, para assistir, via Internet, à vitória por 2-1 sobre o Rio Ave que garantiu o título de campeão nacional de futebol.

No final do encontro, eram 3 horas da manhã em Macau, os gritos "Campeões, campeões, glorioso SLB, SLB. Nós somos campeões", era o mais ouvido no Blue Frog, um bar no Hotel Casino The Venetian.

Em Paris, os fundadores da Casa do Benfica juntaram-se para assistir ao jogo com o Rio Ave num restaurante português na zona sudoeste da capital francesa.

"A Casa do Benfica em Paris iria sempre para a frente mas claro que é muito melhor que nasça num momento de vitória como este", afirmou à Agência Lusa um dos fundadores da associação, o autarca luso-descendente Hermano Sanches Ruivo.

"O Benfica ganhou com dignidade. Foi sempre a melhor equipa durante o campeonato e eu sempre tive esperança que fosse campeão", declarou o patrão da Delta Cafés, Rui Nabeiro, que estava de viagem em Paris e se juntou ao núcleo duro dos adeptos encarnados na capital.

A festa dos benfiquistas passou depois para uma volta da praxe na Avenida dos Campos Elísios, subindo em caravana até ao Arco do Triunfo.

Também em Luanda, Angola, uma maré de camisolas e bandeiras invadiu a Baia depois do Benfica se ter sagrado pela 32.ª vez campeão nacional em futebol.

Por entre a euforia de centenas de adeptos ouvia-se: "Foram muitos anos sem ganhar" e "São milhões e milhões de adeptos em todo o mundo" felizes com esta conquista.

A marginal de Luanda e o Parque da Liberdade foram outras zonas de festa, com as persistentes buzinas a entoar o ritmo. Desde o Largo da Maianga, até à Sagrada Família, cerca de 1,5 quilómetros, os automóveis, por momentos, faziam quase fila única.

Igualmente em Maputo, capital moçambicana, se viveu com euforia a vitória do Benfica, com as ruas da baixa entupidas e muito adeptos a dançar e a cantar, especialmente na Av. 25 de Setembro.

Centenas de carros e bandeiras do Benfica, buzinas, "very lights", cachecóis, camisolas e os gritos em coro de "campeões, campeões, nós somos campeões", tornaram encarnada a baixa de Maputo depois da vitória da equipa da Luz, frente ao Rio Ave.

O Benfica sagrou-se campeão português de futebol, título que não alcançava desde a época 2004/2005.

Em Newark, muitas centenas de benfiquistas luso-americanos convergiram para a emblemática "Portugal Avenue", paralisando o centro de um dos maiores pólos da comunidade lusa nos Estados Unidos.

Toda a Rua Ferry (ou Portugal Avenue) encheu com a enorme afluência de carros cobertos de bandeiras ou cachecóis, buzinando incessantemente ou reproduzindo na rádio alguns dos hinos do clube lisboeta, de vidros abertos para o exterior.

Perante a exaltação geral, alguns norte-americanos inquietavam-se e perguntavam o motivo. Outros entravam mesmo na festa, gritando Benfica e tirando fotos.

Milhares de cabo-verdianos celebraram na Cidade da Praia, e nas outras oito ilhas de Cabo Verde, a vitória do Benfica, numa festa que incluiu também fogo de artifício.

Na Cidade da Praia, os foguetes começaram logo após o primeiro golo do Benfica e continuaram depois do segundo.

A Avenida Cidade de Lisboa, a principal, começou, aos poucos a encher-se e, pouco depois, por várias artérias da capital, eram audíveis os buzinões que os cortejos automóveis provocaram, no meio de euforia, cerveja e grogue (a típica aguardente de Cabo Verde).

No Plateau, Terra Branca, Achada de Santo António, Lem Ferreira e Palmarejo, bairros da capital, os festejos juntaram portugueses e cabo-verdianos, sendo visíveis carrinhas de caixa aberta que transportavam dezenas de pessoas com bandeiras, cachecóis ou simples panos vermelhos.

0 comentários:

Enviar um comentário

Qual a tua opinião?
Usa e abusa deste formulário para tecer as tuas ideias em defesa do GLORIOSO SLB!!