Neste blog utilizo textos e imagens retiradas de diversos sites na web. Se os seus autores tiverem alguma objecção, por favor contactem-me, e retirarei o(s) texto(s) e a(s) imagem(ns) em questão.

23 abril 2010

Melhor 2ª volta de sempre a três vitórias de distância - Por Marco Gonçalves

Por Marco Gonçalves in O Jogo


Jorge Jesus está perto de levar o Benfica novamente ao título de campeão, mas além desse troféu pode garantir também um lugar na história do clube da Luz por outras razões, pois está perto de realizar a melhor segunda volta das águias no campeonato.
O emblema encarnado leva para já 11 vitórias nos 12 jogos já disputados na segunda etapa da actual edição da Liga, tendo perdido pontos apenas diante do Vitória de Setúbal - curiosamente a equipa que sofreu a derrota mais pesada ante as águias, por 8-1.

Jesus precisa que a equipa mantenha o mesmo rendimento e vença os últimos três jogos, frente a Olhanense, FC Porto e Rio Ave, para cumprir a melhor segunda volta de sempre na história da formação benfiquista. Caso consiga derrotar os adversários que restam até final, o técnico pode alcançar uma percentagem de vitórias de 93,3 nos últimos 15 jogos da Liga.

O melhor registo até ao momento data de 1962/63, com Fernando Riera a conduzir a equipa a uma segunda volta quase perfeita, na altura com o campeonato a ser disputado apenas por 14 equipas. Um empate em pleno Estádio da Luz com... o Olhanense, precisamente o adversário das águias amanhã e que até já roubou pontos à equipa de Jesus, estragou a campanha do Benfica, que terminou a segunda etapa do campeonato com 92,3 por cento de vitórias. Idêntica percentagem alcançou Jimmy Hagan, em 1970/71 - novamente com a prova a ser disputada em 26 jornadas -, desta feita, porém, com um desaire por 4-0 com o FC Porto, nas Antas, a manchar a segunda volta.

Janos Biri é, para já, o treinador com o terceiro melhor registo na segunda volta, tendo conseguido duas vezes (1941/42 e 1945/46) uma percentagem de 90,9 de triunfos, perdendo apenas um desafio nas derradeiras 11 jornadas, numa prova disputada por 12 equipas.

Pode derrotar todos os adversários este ano

O Benfica procura vencer o embate de amanhã, por forma a ficar mais perto do título nacional, ficando assim a aguardar por um possível percalço do Braga ante a Naval para festejar, mas pode garantir outro feito. Caso vença o Olhanense, a equipa comandada por Jorge Jesus conseguirá derrotar todos os adversários que lhe surgiram pelo caminho. A turma algarvia é o único alvo que falta abater - empatou com as águias 2-2 na primeira volta - depois de Guimarães, Setúbal, Marítimo, Sporting, Braga e Vorskla Poltava, AEK de Atenas, Hertha de Berlim, Marselha e Liverpool terem conhecido o sabor da derrota ante o Benfica, apesar de terem também conseguido travar a equipa de Jesus.

Factos & números

O único percalço do Benfica até ao momento na segunda volta foi ante o Setúbal (1-1), curiosamente a equipa que sofreu a derrota mais pesada com as águias, por 8-1.

Fernando Riera tem o melhor registo, tendo vencido 12 jogos em 13 jornadas. O único empate da equipa em 1962/62 foi ante... o Olhanense, adversário das águias amanhã.

Desde 1934/35, primeiro ano do campeonato, o Benfica já conseguiu completar a segunda volta sem derrotas 11 vezes.


0 comentários:

Enviar um comentário

Qual a tua opinião?
Usa e abusa deste formulário para tecer as tuas ideias em defesa do GLORIOSO SLB!!