Neste blog utilizo textos e imagens retiradas de diversos sites na web. Se os seus autores tiverem alguma objecção, por favor contactem-me, e retirarei o(s) texto(s) e a(s) imagem(ns) em questão.

24 março 2010

A equipa deste Jesus ficará nas escrituras?



Por Pedro Candeias in ionline

Eriksson não duvida: "Benfica será campeão e regressará aos velhos tempos"


Que faz o Benfica de Jesus? Lidera a Liga portuguesa, avança para os quartos-de-final da Liga Europa e já conquistou um troféu - e fá-lo com números, em 103 golos, mais três do que o Barcelona, 11 à frente do Real Madrid; e em estilo, controlando rivais históricos. E que faz o benfiquista com Jesus? Lidera as conversas de café, avança confiante para os jogos e já (re)conquistou a auto-estima - e fá-lo com números, em recordes de bilheteiras; e em estilo, com festas no Marquês depois da vitória na Taça da Liga, frente ao FC Porto. E o Benfica de Jesus começa a fazer lembrar outro Benfica, de outros tempos; e os benfiquistas de Jesus começam a lembrar-se de outro Benfica, de outros tempos. É um ciclo. "Esta vitória é o começo de um novo ciclo do futebol português", disse Vieira no Algarve. Será? Jesus diz que não, que o que é preciso é dar um passo de cada vez, ir jogo a jogo. O homem é experiente e sabe que nada está ganho antes de ganhar; e sabe que um ciclo são três anos, e ele quer dar o salto lá para fora antes de completar um. Não faltam elogios para Jorge Jesus.

Eriksson, viu a final da Taça da Liga no Algarve. Este Benfica surpreendeu-o?

Vi o jogo mas saí antes do terceiro golo para não apanhar a confusão. Quem é que o marcou mesmo?

Foi o Cardozo, mesmo a acabar.

Ah, muito bom jogador. Mas, respondendo à pergunta, não fiquei surpreendido de forma alguma. Já andava a seguir este Benfica e ele foi claramente superior ao FC Porto. É uma equipa com grandes jogadores, como o Saviola, o Javi García, o Ramires, o Cardozo, claro, e os centrais. Não se pode comparar com o meu tempo, porque, lá está, os tempos são outros. Mas este Benfica será campeão e regressará aos velhos tempos, com fulgor europeu. O Liverpool será um bom teste mas acho que tem condições para passar.

Conhecia Jorge Jesus?

Não é do meu tempo. Devo dizer-lhe que se nota que há trabalho dele, mas também dos jogadores. A ver se os mantêm.

E O MERCADO? Será difícil manter os melhores jogadores encarnados na Luz - o Benfica venderá para equilibrar contas - pelo que só o futuro dirá se este Benfica de Jesus ficará nas escrituras como o de Guttman (anos 60), Hagan (70) ou Eriksson (80). As antigas glórias pedem consistência e consolidação para um projecto. "Não basta ganhar um ano. É preciso haver continuidade para se ficar na história", diz Simões, antigo extremo das águias. Nené, o goleador dos calções limpinhos, é da mesma opinião: "Não se podem comparar. É claro que há aqui muito valor, o Benfica tem jogadores que deixam tudo em campo. Faz lembrar outros tempos. Vamos ver o futuro." Quanto mais nos aproximamos do presente, menores as dúvidas. João Alves é assertivo: "Este Benfica atropela os adversários como o meu e vai ficar para a história." Assim o queira Jesus? "O mérito é dele", diz, tranquilamente, como quem calça umas luvas pretas.

0 comentários:

Enviar um comentário

Qual a tua opinião?
Usa e abusa deste formulário para tecer as tuas ideias em defesa do GLORIOSO SLB!!