Neste blog utilizo textos e imagens retiradas de diversos sites na web. Se os seus autores tiverem alguma objecção, por favor contactem-me, e retirarei o(s) texto(s) e a(s) imagem(ns) em questão.

17 março 2010

Benfica. Ai Jesus que lá vão eles


Por Pedro Candeias in ionline

Três jogos de três competições. Duas delas podem ficar pelo caminho. O destino do Benfica joga-se em 12 dias

Às tantas, o público de Alvalade levanta-se e à laia de provocação cantou: "Eles não jogam nada, é uma choradeira, chora o Rui Costa, chora o Chalana e chora o Vieira." É o 5-3 das meias-finais da Taça de Portugal de 2008 que o Sporting ganharia após eliminar o rival Benfica. Dois anos depois, dos três visados caiu naturalmente um (Chalana); outro subiu a director-desportivo (Rui Costa) e o último levantou-se (Vieira). Com Jesus. E com os 33 milhões de euros investidos na compra de jogadores que levaram o clube para outro patamar competitivo. E de cobrança. Porque agora exigem-se triunfos ao Benfica das goleadas, do melhor plantel em Portugal, dos atletas que se diz serem cobiçados por meia Europa. Pensando bem, mais do que vitórias, pedem-se coisas, palpáveis, que possam figurar nas vitrinas do clube - ou seja, troféus, como aquele do Jamor de 2008 que nunca chegou depois do pesadelo de uma noite de Abril em Alvalade ou como o conquistado no Algarve numa final polémica contra os de Alvalade.

Ora, é precisamente no Algarve, este domingo, que o Benfica joga parte do destino da época, frente ao FC Porto, na defesa do único título (Taça da Liga) conquistado desde 2005. Mas isso é já ver à frente do tempo, numa viagem de 12 dias com três destinos (Marselha, Faro/Loulé e Lisboa) e outras tantas competições (Liga Europa, Taça da Liga e Liga) para calcorrear - a primeira paragem vem aí ao virar da primeira curva, na quinta- -feira. É um ai Jesus, que lá vão eles.

MENOS É useiro e vezeiro nos treinadores: "O jogo mais importante é sempre o próximo." Certo, mas há sempre uns mais importantes do que outros e o discurso de Jesus torna claras as prioridades: o que interessa mais é o campeonato; depois, a Taça da Liga importa mais ou menos; e a Liga Europa, menos. Por uma questão de tradição, classificação e, claro está, dificuldade. Porque o Marselha mostrou que agora é que são elas na Liga Europa, onde estão clubes saídos da Liga dos Campeões, experientes e experimentados. Os franceses puseram em sentido os lisboetas na Luz com um empate (1-1) num jogo em que Aimar, Di María, Saviola ou Ramires se sentiram presos como raramente se sentem cá em Portugal. E se JJ diz que o Benfica vai marcar lá, no Vélodrome, é preciso que tanto ele como os seus jogadores dêem o melhor lado deles para a fotografia na montra da Europa.

MAIS OU MENOS Depois dessa quinta-feira, a coisa aquece mais um bocadinho, para um clássico em solo neutro, num fim de tarde domingueiro em terras algarvias. Depois dos túneis, das acusações e dos desmentidos, das suspensões, das conferências de imprensa e dos blackouts, das marchas pela verdade desportiva, eis que Benfica e FC Porto se voltam a encontrar. E num jogo decisivo que ninguém quer perder. Muito menos Jesus, que não tem troféu algum para mostrar na sua já longa carreira - se o perder, a pressão sobre ele e sobre o Benfica crescerá porque é menos um título possível (a Taça de Portugal fugiu com o Vitória de Guimarães). E este, Quique Flores, que nunca teve o apreço público do presidente como JJ tem, ganhou-o em 2009.

MAIS Agora puxem do termómetro porque o encontro de sábado, dia 27 de Março, é a ferver: Benfica-Sporting de Braga, o jogo do título. Os encarnados de Lisboa chegam com três pontos de vantagem sobre os encarnados do Minho e a vitória dos primeiros porá água na fervura; um empate põe tudo em banho- -maria e o triunfo dos segundos deixará a Liga em ponto de rebuçado.

0 comentários:

Enviar um comentário

Qual a tua opinião?
Usa e abusa deste formulário para tecer as tuas ideias em defesa do GLORIOSO SLB!!