Neste blog utilizo textos e imagens retiradas de diversos sites na web. Se os seus autores tiverem alguma objecção, por favor contactem-me, e retirarei o(s) texto(s) e a(s) imagem(ns) em questão.

17 janeiro 2010

Fórmula J na estrada do título

Por Marco Gonçalves in O Jogo

São vários os caminhos possíveis para cortar a linha de meta da Liga Sagres em primeiro lugar, mas Jorge Jesus acredita que há um mais seguro do que outros: no mínimo conquistar na segunda volta os mesmos (36) pontos amealhados durante a primeira metade da prova, que o Benfica completou partilhando a liderança com o Braga, embora em desvantagem no confronto directo. Na cabeça do treinador está tudo muito claro: "basta" os seus homens seguirem o exemplo de performance da equipa comandada por Giovanni Trapattoni no segundo turno do ano da última conquista para que as faixas de campeão voltem à Luz.

Em 2004/05, num campeonato com mais quatro jornadas do que agora, a Velha Raposa italiana conseguiu que as águias superassem na segunda volta - 34 pontos - o aproveitamento da primeira - 31 pontos. E também nessa altura os encarnados viraram o competição no ponto mais alto da tabela, mas em igualdade com os rivais.

Desde o ano do título, apenas Fernando Santos, em 2006/07, logrou melhorar a pontuação na segunda metade da Liga, facto que lhe permitiu terminar o campeonato com a menor diferença para o líder (apenas dois pontos). Neste caso, o mau arranque foi decisivo para falhar o título, pois na viragem da prova a distância para o primeiro classificado era de oito pontos.

Sob o comando de Jorge Jesus, o Benfica fez o melhor arranque dos últimos anos e superou inclusivamente os registos de 2004/05 e 2005/06, épocas em que o campeonato era disputado em 34 jornadas, pois contava com 18 equipas.

No fecho do primeiro turno, após o triunfo em Vila do Conde, ante o Rio Ave, Jesus exultou com os 36 pontos somados que deixam o Benfica bem encaminhado para ser campeão. E, usando outras palavras, reforçou os votos de sucesso que enunciara aquando da passagem de ano, numa altura em que já fazia conta aos reforços de Inverno Éder Luís, Kardec e Airton: "Estes jogadores vieram melhorar o grupo. Acreditamos que 2010 vai ser ainda melhor, porque a equipa tem evoluído. O balanço é bom, pela classificação e pela vantagem que temos sobre os dois rivais."

Fazer, pelo menos, 72 pontos, número a que o FC Porto não foi capaz de chegar nos últimos três anos, é a fórmula J - a fórmula de Jesus para ser campeão nacional. Desde 2006/07, ano em que se registou a alteração a nível de formações no principal escalão do futebol português, o campeão fez um máximo de 70 pontos, precisamente na última temporada. Nas duas anteriores, os portistas tinha alcançado apenas 69 pontos. Por isso, Jesus acredita que, mantendo a produção, a equipa encarnada tem tudo para conquistar o título, o principal objectivo das águias... e principal meta apontada pelo treinador no dia em que foi apresentado na Luz e prometeu pôr o Benfica a jogar o dobro do que jogava sob a liderança de Quique Flores.

0 comentários:

Enviar um comentário

Qual a tua opinião?
Usa e abusa deste formulário para tecer as tuas ideias em defesa do GLORIOSO SLB!!