Neste blog utilizo textos e imagens retiradas de diversos sites na web. Se os seus autores tiverem alguma objecção, por favor contactem-me, e retirarei o(s) texto(s) e a(s) imagem(ns) em questão.

16 janeiro 2010

Baixinho Saviola é o mais forte nas bolas paradas


Por Lusa

O argentino Saviola, avançado do Benfica, é o jogador da Liga portuguesa de futebol que melhor aproveita os lances de bola parada, apesar da baixa estatura, com quatro golos marcados na sequência de cantos e livres indirectos.

Numa estatística em que não foram contabilizados golos de grande penalidade e livres directos, o número 30 benfiquista destaca-se entre os atletas que melhor conclui lances de bola parada.
Dos oito tentos facturados até ao momento na Liga, "el conejo" obteve quatro na sequência de três cantos e um livre indirecto, mostrando que nem sempre a estatura é a característica mais importante para finalizar lances de "laboratório".
Os números de Saviola ganham maior destaque neste particular, tendo em conta que se trata do quarto jogador mais baixo (1,69 metros) da principal competição do futebol português, a par seu colega de equipa Eder Luís, brasileiro contratado na reabertura do "mercado".
A contabilidade do jogador "encarnado" teve início em Leiria, na vitória por 2-1 frente aos locais, onde respondeu da melhor forma, com o pé esquerdo, a um livre indirecto apontado pelo seu compatriota Pablo Aimar.
Seguiram-se três eficazes respostas a cantos dos seus companheiros: de cabeça, na vitória caseira sobre o Nacional (6-1); com o pé esquerdo, no empate com o Olhanense (2-2); e com o pé direito no triunfo em Vila do Conde, frente ao Rio Ave, na última jornada (1-0).
O segundo melhor marcador das "águias" - é apenas superado pelo paraguaio Óscar Cardozo (14 golos) - já havia dado nas vistas neste particular durante a pré-época, quando fez os dois golos do Benfica na vitória sobre o Athletic Bilbao (2-1), ambos na sequência de bolas paradas.
Outra particularidade prende-se com a movimentação de Saviola nos lances de bola parada, saltando à vista o facto dos quatro golos serem todos ao segundo poste, tirando partido da mobilidade para ludibriar as marcações.
Com três golos, o colombiano Falcao, do FC Porto, e o espanhol Javi Garcia, do Benfica, são os atletas que seguem de perto o avançado argentino, embora no caso do espanhol a diferença de altura para o companheiro de equipa seja significativa: quase 20 centímetros a mais (1,87), que resultaram em três cabeceamentos certeiros.
Jogador Clube Golos Estatura (m)
Saviola Benfica 4 1,69
Falcao FC Porto 3 1,76
Javi Garcia Benfica 3 1,87
Varela FC Porto 2 1,79
Bruno Alves FC Porto 2 1,89
João Tomás Rio Ave 2 1,88
Diego Gaúcho U.Leiria 2 1,86
Miguel Fidalgo Académica 2 1,77
Carlos Fernandes Olhanense 2 1,87

0 comentários:

Enviar um comentário

Qual a tua opinião?
Usa e abusa deste formulário para tecer as tuas ideias em defesa do GLORIOSO SLB!!