Neste blog utilizo textos e imagens retiradas de diversos sites na web. Se os seus autores tiverem alguma objecção, por favor contactem-me, e retirarei o(s) texto(s) e a(s) imagem(ns) em questão.

04 dezembro 2009

O elogio da canseira



Por Rui Santos in Record

O Benfica segue em frente na Liga Europa e, hoje, o Sporting tem todas as condições para o acompanhar. Fechada a torneira dos golos, e com a eliminação da Taça de Portugal, começaram as dúvidas sobre a capacidade e os métodos de Jorge Jesus (JJ). O costume. Os "novos contestatários" do treinador do Benfica não percebem uma coisa muito simples: mesmo em clima de forte investimento - comum às últimas épocas, sem resultados -, não seria possível quebrar a barreira do mais inculcado pessimismo se não houvesse pressa, na área desportiva, designadamente, de romper com um certo laxismo, na cabina e suas imediações.

Jesus teve pressa de colocar ao serviço do Benfica toda a experiência que acumulou no sentido de "pôr as equipas a jogar futebol". Era preciso falar mais alto. Era preciso estabelecer uma forte corrente com os jogadores e "quebrar os rins" ao vedetismo. A pastilha elástica e o seu mastigamento, mai-las expressões em que o sujeito tropeça no predicado, passaram a fazer parte das conversas de salão, mas não passam disso. Conversa. Quando alguém sabe de alguma coisa e tem sucesso, a mentalidade portuguesa arranja logo formas - mais ou menos subtis - para tudo colocar em causa. É idiossincrático.

Há treinadores que combinam postura com cultura geral e conhecimento futebolístico. JJ é - passe a expressão - um "animal de cabina". Trata os jogadores por igual, não discrimina, tenta fazer com eles um grupo que compreenda a base do sucesso: trabalho, alegria q.b., disciplina, exigência e múltiplos rigores. A seguir a Quique, o Benfica não poderia ter um novo Quique, sem embargo de considerar que, provavelmente, uma qualquer fórmula osmótica entre Quique e Jesus daria o melhor treinador do Mundo...

O Benfica não podia correr o risco de voltar a ter um treinador dominado pelos jogadores. Em Portugal, os atletas anicharam-se num regime de fraca exigência. Têm de ser os técnicos, escudados pelos presidentes/dirigentes, a fundar o verdadeiro profissionalismo. É isso que JJ está a fazer, se lho permitirem. Os jogadores têm de se treinar, sempre, para estar, sempre, nas melhores condições para competir. Acontece que essa exigência, elevada ao expoente máximo, é um exercício muito difícil. Porque não depende apenas da dialética. É diário. Pratica-se em todos os instantes. Nos treinos, nos jogos, nos hotéis, nos aeroportos, em todos os espaços públicos. E pode cansar, se não houver estrutura mental que o suporte.

É preciso, pois, entender Jesus na sua dimensão global, e não apenas na aparência de um ex-jogador de cabeça branca, de modos rudes, que grita e gesticula. O pior que pode acontecer é o Benfica não aguentar a exigência de Jesus ou Jesus cansar-se de tanta canseira.

Em Alvalade, Carlos Carvalhal (CC) levou com ele o equilíbrio. Gestos simples. Discurso fácil e fluente. Bom senso. Com pouco tempo e numa missão arriscada, reuniu as tropas, reuniu, incluiu, agregou, tentando tirar dos atletas aquilo que eles têm de melhor. O futebol impõe que os treinadores sejam rápidos nas respostas. CC tem hoje mais uma oportunidade para se (re)afirmar.

2 comentários:

Jesus é sem alguma duvida o melhor treinador Portugues mesmo o Mourinho para mim não é tão bom porque os jogos das equipas do Mourinho de costume enjoam dão sono a equipa de JESUS o BENFICA empolga esta-se do principio ao fim aos saltos sono é que não se tem e como BENFIQUISTA uma das coisas que gosto mais no JESUS é quando ele grita e gesticula para mim isso da-me a impressão que ele vive o jogo é como se ele tambem joga-se não suporto ver um treinador que não participa no jogo que esta sentado ou de pe encostado a cabina sem se mecher como se o que se passa no terreno não lhe disse-se respeito por isso adoro a maneira de JESUS O MAIOR VIVA JESUS VIVA O BENFICA

lol este monte é palhaço que nada sabe de futebol depois vem me falar em verdade desportiva 0olha para a merd -m do teu clube que é 1 vergonha rouba simula penaltis é golos fora de jogo onde esta a verdade desportiva ??????

Enviar um comentário

Qual a tua opinião?
Usa e abusa deste formulário para tecer as tuas ideias em defesa do GLORIOSO SLB!!