Neste blog utilizo textos e imagens retiradas de diversos sites na web. Se os seus autores tiverem alguma objecção, por favor contactem-me, e retirarei o(s) texto(s) e a(s) imagem(ns) em questão.

04 dezembro 2009

Frente ao Benfica todos se agigantam



Por José Jorge Letria in O Benfica

O Benfica tem a melhor equipa da Liga, a mais criativa e concretizadora, mas não conseguiu ir além de um empate a zero com o Sporting. Acontece, sobretudo em jogos de grande carga emocional e de ainda maior pressão psicológica, nos quais a lógica do favoritismo acaba por claudicar. Depois do desaire frente ao Guimarães, o Benfica refez-se e jogou bem, mas faltou-lhe sorte e inspiração para activar o marcador. Não veio disso mal ao mundo, pois o triunfo continua a estar perfeitamente ao seu alcance. Pensar de outro modo é não querer ajudar o Benfica a regressar à posição que historicamente lhe pertence.
O tom da euforia deve ficar guardado para a festa da vitória, quando ela chegar...
Já há muitos anos, alguém me dizia, na redacção de um jornal em que trabalhei: “O Benfica tem uma mística tal que mesmo quem é fraco ou está em baixo se agiganta quando o defronta.” E é precisamente isso que acontece. Até o Sporting, que se esforça para conseguir superar uma crise profunda, cresceu e ficou ao nível do Benfica. Essa atitude dignificou os dois opositores, sobretudo porque quem ganhou foi o futebol. Claro que é importante saber em que medida a ausência de marcação de falta quando um braço sportinguista travou uma bola benfiquista a caminho da área terá prejudicado irremediavelmente o Benfica neste dérbi. Mas o que está feito está feito e não vale a pena consumirmo-nos em retóricas que nada vêm alterar.
Estes últimos resultados estão a fazer o Benfica reencontrar-se com a realidade, que nem sempre é gloriosa e gosta mesmo de ser surpreendente e traiçoeira. É com ela que é preciso lidar e não com a embriaguez das “cabazadas” de golos. A elas voltaremos sempre que tivermos força e inspiração para podermos desequilibrar os jogos a nosso favor. Entretanto, a palavra de ordem deve ser, hoje e sempre: trabalhar muito e com humildade. É com essa atitude que se forjam e consolidam os vencedores. O tom da euforia deve ficar guardado para a festa da vitória, quando ela chegar.

2 comentários:

Parabéns ao José Jorge Letria pela sua excelente crónica ,como adepto Benfiquista e espectador atento da Benfica TV gostaria que um dia lhe fosse dada a oportunidade para um trabalho nesta mesma estação , mais uma vez parabéns e viva o Benfica.

Enviar um comentário

Qual a tua opinião?
Usa e abusa deste formulário para tecer as tuas ideias em defesa do GLORIOSO SLB!!