Neste blog utilizo textos e imagens retiradas de diversos sites na web. Se os seus autores tiverem alguma objecção, por favor contactem-me, e retirarei o(s) texto(s) e a(s) imagem(ns) em questão.

16 dezembro 2009

Benfica instável



Por Vítor Serpa in A Bola

O que caracteriza um campeão não é a potencialidade da equipa, a espectacularidade das exibições, a qualidade dos jogadores, ou o deslumbramento em alguns jogos do campeonato. Um campeão faz-se de um binómio essencial: qualidade e regularidade.

O Benfica tem indiscutível qualidade para lutar pelo título, mas, por vezes, como ontem, deixa legítimas dúvidas sobre se conseguirá ter suficiente regularidade.

A regularidade, em alta competição, está muito relacionada com estabilidade. Acima de todas as estabilidades, a emocional. Quanto mais uma equipa sente a pressão do objectivo, mais essa estabilidade se torna decisiva e, por isso, mais essa estabilidade se torna rara.

Nos jogos de ténis é comum ver alguns jogadores falharem nos momentos decisivos do jogo. A pressão psicológica é demasiada, o jogador perde, então, estabilidade emocional e a sua performance perde consistência e diminui a competitividade.

É fatal.

Não é o que acontece nos campeões. Nos momentos decisivos não falham, porque acreditam verdadeiramente e por isso se mantêm emocionalmente estáveis. Eis, meus caros, a questão essencial que determinará o título deste ano. Quem conseguirá enfrentar melhor a pressão do objectivo: Benfica ou FC Porto? E, já agora, porque não SP. Braga?

3 comentários:

com todas as contrariedades que o Benfica tem sofrido nos últimos tempos, seja qual for o resultado o que interessa é como a equipa irá reagir depois!

Em particular no inicio de Janeiro com uma ida a Vila do Conde e ao Marítimo!!!

O BENFICA tem que prestar provas em todos os jogos depois que o campeonato começou tenho a certeza que o teu crac mesmo depois de levar nas lonas não precisa de provar nada porque eles jogam sempre com 15 e então vão continuar sempre fortes instavel é o GLORIOSO voces os reles jornaleiros dão-me pena

Enviar um comentário

Qual a tua opinião?
Usa e abusa deste formulário para tecer as tuas ideias em defesa do GLORIOSO SLB!!