Neste blog utilizo textos e imagens retiradas de diversos sites na web. Se os seus autores tiverem alguma objecção, por favor contactem-me, e retirarei o(s) texto(s) e a(s) imagem(ns) em questão.

05 novembro 2009

Crónica

Goodison Park: uma vénia a Eusébio e às memórias

in Maisfutebol.iol.pt

Goodison Park. Uma vénia ao palco e às memórias do estádio onde o Benfica joga esta quinta-feira, para a Liga Europa. Foi lá que Eusébio fez o impossível, os quatro golos que construíram a maior reviravolta da história dos Mundiais.

Estava-se em Julho de 1966, jogavam-se os quartos-de-final do Mundial entre as duas equipas sensação da primeira fase. A misteriosa Coreia do Norte tinha deixado pelo caminho a Itália, Portugal já tinha o Brasil entre as vítimas. A selecção nacional foi surpreendida por uma entrada fulgurante do adversário: três golos em 25 minutos.

Depois, foi Eusébio. Marcou o primeiro aos 28 minutos e correu para a baliza, para ir buscar a bola, uma imagem que se tornou ícone do «Pantera Negra». E marcou mais outro, de penalty, antes do intervalo. Depois voltou e marcou o terceiro, a seguir o quarto. O quinto foi de José Augusto. Depois de um canto batido, sim, por Eusébio. 5-3.

Os adeptos que estiveram em Liverpool viram história passar à sua frente, naquele que será sempre um dos jogos para a memória colectiva. Portugal não esquecerá Goodison Park. O estádio do Everton já tinha sido palco do último jogo da primeira fase, a vitória sobre o Brasil de Pelé (3-1). À Coreia do Norte seguiu-se Wembley, e a derrota com a Inglaterra.

Construído em 1892, Goodison Park orgulha-se de ter sido o primeiro estádio destinado exclusivamente ao futebol. Mudou muito desde então, e também mudou muito desde que Eusébio e companhia por lá fizeram história.

Aquele que foi durante muito tempo o estádio com maior relvado da Premier League (reduzido pelo treinador Walter Smith em 1998) tem hoje capacidade para 40 mil espectadores. O recinto até alberga uma igreja, situada entre duas bancadas, evitando-se assim jogos ao domingo de manhã.

E por curiosidade se fique ainda a saber, antes do duelo com o Benfica, que o Everton tem uma superstição na escolha do campo. A formação de Liverpool prefere terminar o jogo a atacar no sentido da bancada Gwladys Street.

Curiosidades do Goodison Park, que pode não durar muito como casa do Everton. Os responsáveis do clube têm um projecto para construir um novo estádio, que está em fase de discussão.

2 comentários:

momentos que marcam para sempre ;)

Olá

Podemos fazer uma troca de links?

Já tenho este blog no meu site.



O Link é o seguinte:

http://www.foot-blogs.com/benfica.asp



Este site pretende fazer uma lista sobre os melhores blogs sobre o Benfica...

A Pontuação de cada blog é a soma do tráfego (numero de visitas), do nosso site para este blog... e deste blog para o nosso site.

Abraço

Enviar um comentário

Qual a tua opinião?
Usa e abusa deste formulário para tecer as tuas ideias em defesa do GLORIOSO SLB!!