Neste blog utilizo textos e imagens retiradas de diversos sites na web. Se os seus autores tiverem alguma objecção, por favor contactem-me, e retirarei o(s) texto(s) e a(s) imagem(ns) em questão.

07 novembro 2009

Crónica de José Jorge Letria


O seu a seu tempo

Por José Jorge Letria in O Benfica

Há verdades incontornáveis: o Benfica tropeçou em Braga e os benfiquistas ficaram tristes, inquietos, silenciosos. É natural. Em maré de vitórias expressivas, com golos para todos os gostos, ninguém desejava ou previa este desaire, que surgiu ao arrepio da euforia triunfante. Mas a realida- de é mesmo assim, imprevisível e tantas vezes espinhosa.
O caminho até agora percorrido anuncia muitas alegrias, mas nada existe mais recomendável do que a prudência, que é a expressão prática do bom senso. Algumas vezes aqui se deixou registado um alerta contra os perigos do triunfalismo. Nunca é de mais fazê-lo.
À míngua, nos últimos anos, de triunfos proporcionais ao prestígio e glória do clube, muita gente se convenceu de que, a partir de agora, tudo iria ser fácil, acessível, garantido. Mas o futebol, como a vida, tem outras regras, outras leis. É possível jogar-se bem, com as qualidades do costume, e não se vencer. É possível levar-se para dentro do campo a garra, a vontade, o talento, a energia e ficar-se com o marcador em branco do lado que verdadeiramente conta.
Mas a realidade é mesmo assim, imprevisível e tantas vezes espinhosa...
O Benfica teve pela frente uma equipa de muita qualidade e trabalhou com afinco para alcançar um bom resultado. Mas acabou por ficar aquém das expectativas e do seu mérito efectivo. Acontece, mas dói. E o caminho até à meta ainda é longo e trabalhoso. A onda triunfante já começou a causar temores e invejas nos suspeitos do costume. Por isso irá ser cada vez mais difícil, mais exigente, mais complexo.
E será justamente o grau de dificuldade que irá temperar o gosto da vitória. É quando se desce das alturas e se põem os pés no solo agreste que se percebe que o triunfo tem um preço elevado. Havemos de lá chegar, mas com serenidade e realismo, porque sempre deu azar fazer a festa antes de tempo. Mas esse tempo vai chegar.

0 comentários:

Enviar um comentário

Qual a tua opinião?
Usa e abusa deste formulário para tecer as tuas ideias em defesa do GLORIOSO SLB!!