Neste blog utilizo textos e imagens retiradas de diversos sites na web. Se os seus autores tiverem alguma objecção, por favor contactem-me, e retirarei o(s) texto(s) e a(s) imagem(ns) em questão.

17 outubro 2009

Crónicas de José Jorge Letria


Lembrar a Republica...

Por José Jorge Letria em o Jornal O Benfica

Em dia de celebrar os 99 anos da República, o Benfica foi ganhar ao Paços de Ferreira no campo da Mata Real. Foi uma vitória merecida, embora a segunda parte, muito inferior à primeira, tenha sido essencialmente de gestão do expressivo resultado alcançado no primeiro tempo. Mas o que conta, para aflição de alguns e desconsolo de muitos outros, é que o Benfica soma e segue, já com a sexta vitória consecutiva.
Se este ano foram os 99 anos da República, para o ano será o centenário, e justo será que o Benfica, honrando as suas origens e tradições, também a queira festejar, desde logo porque as suas raízes populares, na Lisboa do princípio do século levaram a que muitos dos adeptos iniciais fossem seguidores do ideal republicano.
Falemos de um caso concreto. Não só de um adepto, mas também de um jogador com talentos firmados. Chamava-se Francisco Santos, era natural do concelho de Sintra e, além de atleta benfiquista, era também escultor com obra reconhecida. Num tempo em que era ainda possí-
vel acumular duas actividades tão diversas, Francisco Santos chegou a trabalhar com êxito, como escultor, em Itália e França.
Acontece que este jogador-escultor, assumidamente republicano, foi o vencedor do concurso para a criação do busto oficial da República, figurando a obra distinguida nos Paços do Concelho de Lisboa. Mas Francisco Santos foi também um dos escultores que conceberam, no início dos anos trinta, o monumento do Marquês de Pombal, na Rotunda, que tem o nome do primeiro-ministro de D. José I e que foi o local do triunfo republicano, em 5 de Outubro de 1910, com cerca de 300 militares e civis comandados por Machado dos Santos.
Quem se recorda hoje de Francisco Santos, jogador e escultor que deixou o seu nome ligado aos primórdios do Benfica e à celebração do ideal republicano? Por certo muito poucos. O próximo ano será o momento certo para o Benfica também celebrar os 100 anos da República, porque a conquista do título talvez ganhe ainda mais sabor com esse tempero de memória histórica
e genuinamente popular.

0 comentários:

Enviar um comentário

Qual a tua opinião?
Usa e abusa deste formulário para tecer as tuas ideias em defesa do GLORIOSO SLB!!