Neste blog utilizo textos e imagens retiradas de diversos sites na web. Se os seus autores tiverem alguma objecção, por favor contactem-me, e retirarei o(s) texto(s) e a(s) imagem(ns) em questão.

06 outubro 2009

Crónicas de João Vieira Pinto


Por João Vieira Pinto in O Jogo

P. Ferreira-Benfica

1 Arranque demolidor põe locais a discutir

Grande atitude a do Benfica, que entrou na Mata Real muito forte e de fato-macaco vestido,
pois Jorge Jesus sabe que só assim se pode ter êxito quando se visita Paços de Ferreira. O fulgor da entrada benfiquista assustou o adversário, principalmente os centrais, mas não só, porque na primeira parte foi frequente ver, entre a equipa da casa, discussões entre os jogadores do meio-campo e os da defesa, porque não se entendiam. E não se entendiam porque não conseguiam perceber de que forma estava a jogar o Benfica. Saviola e Carlos Martins criaram muitos problemas e desequilíbrios entre as linhas do Paços, e ora um ora outro entravam de trás para a frente para dar apoio a Cardozo. Essa era a razão das discussões. Mas este foi um jogo que teve dois momentos marcantes: o golo de David Luiz e a defesa de Quim a um remate de Cristiano, na segunda parte, quando o resultado estava 1-3 e faltavam jogar 20 minutos. O golo de David Luiz, marcado logo nos minutos iniciais, deu tranquilidade à equipa, entusiasmou-a e permitiu-lhe perceber que era aquela a forma certa de atacar aquele jogo e ganhar. Jesus provou ter o adversário bem estudado e conseguiu explicar bem aos novos como tem de se jogar naquele campo e com aquele adversário. Apostando na pressão alta, ganhando quase todas as segundas bolas e com elevada eficácia na finalização, o Benfica justificava os três golos de vantagem ao intervalo, o que lhe permitiu baixar as linhas e gerir a vantagem durante toda a segunda parte.

2 O outro Paços de Ferreira

O jogo de ontem teve dois Paços de Ferreira. Depois do primeiro, assustado e descrente, que se mostrou incapaz de suster o Benfica, na segunda parte surgiu o outro, aquele que conhecemos melhor, que aplica velocidade e usa as alas, que é capaz de jogar olho no olho. Mas a perder 3-0 ao intervalo era muito complicado conseguir dar a volta ao resultado. Ainda assim, há a registar a já referida jogada individual de Cristiano que terminou com um remate forte, valendo ao Benfica a grande defesa de Quim. Estava 1-3, se tivesse acontecido o 2-3, com 20 minutos ainda por jogar, tudo poderia ter mudado, daí a importância da defesa. De repente lembrei-me que poderia ter acontecido algo de parecido com a época passada, em que o Benfica ganhou 4-3 e sofreu até ao último minuto.

3 David Luiz, o homem do jogo

Escolho David Luiz como o melhor em campo na partida de ontem. O central benfiquista não só marcou o golo que simplificou a vida à equipa como esteve impecável a defender, principalmente pelas muitas vezes em que apareceu a ir à dobra de Shaffer, pois o Paços de Ferreira apostou preferencialmente no seu corredor direito. Mesmo assim, David Luiz não deixou de ir à frente e de sair com a bola a jogar.

4 Muito boas escolhas

O Benfica deparava-se ontem com um problema adicional: substituir peças tão importantes como Dí Maria, Aimar e Maxi Pereira. Pois não se notaram as ausências.

Carlos Martins - César Peixoto também era candidato ao lugar mas foi ele o escolhido para render Aimar e cedo se percebeu que se tratava de uma escolha acertada. Apareceu muito bem no jogo, com excelente movimentação, nunca perdendo em vista a baliza, pois remata muito bem, e acabou por marcar. Para ele ter esta atitude é preciso ter treinado muito bem. Um jogador quando não é titular, é chamado e responde desta maneira é porque tem um bom ritmo de treino. Jesus conseguiu mantê-lo motivado e ele disse ao treinador que pode contar com ele.

Fábio Coentrão - Mais um que ocupou uma vaga que tinha César Peixoto como candidato. Apesar de tudo a opção era esperada, pois desde o início da época tem demonstrado uma boa condição e uma atitude positiva. Joga rápido, é atrevido mas também solidário. Dantes era mais ofensivo mas fazia só uma parte do trabalho. Tem crescido muito.

Rúben Amorim - Começou a época a lateral-direito e voltou à posição sem problemas, não sendo de estranhar que tenha estado bem. Não arriscou demasiado e contou com a ajuda preciosa de Ramires, um jogador que defende e ataca como poucos, trabalha muito e é matreiro na hora de aparecer em zona de finalização.

5 Bolas paradas

As bolas paradas estão a tornar-se uma arma fortíssima do Benfica, sejam os livres ou os cantos. A equipa transmite a ideia de estudar esses lances permanentemente e de ir inovando de jogo para jogo. Ontem ensaiou uma movimentação em que Luisão apareceu isolado e só não deu golo porque chegou um pouco atrasado. A novidade é mesmo a inovação, porque há equipas que no início de época preparam duas ou três jogadas para tentarem surpreender os adversários e depois vão tentando pô-las em prática ao longo da época. O Benfica está sempre a mudar. Atente-se nos cantos: o homem do primeiro poste umas vezes é David Luiz, outras é Luisão ou o Cardozo, por vezes o Javi García. Já para não falar que o Ramires também já marcou de cabeça e que o Saviola está sempre perto do guarda-redes para as sobras que por ali aparecerem.

6 Livre de Cardozo não é para todos

Momento alto da partida foi o livre de Cardozo. Um portento. Com a relva encharcada e a bola molhada, é preciso bater com muita força, porque não é fácil fazer o arco, já que a bota escorrega no contacto com a bola. Um livre daqueles tem de ser batido com muita força e de forma a que a bola nem suba muito nem saia rasteira. Um lance muito difícil. Com aquela chuva, um golo daqueles não está ao alcance de qualquer um.

4 comentários:

Carrega Benfica!!

O livre do Cardozo foi mesmo muito bom... por isso o ano passado não compreendia porque é que ele não marcava os livres. Um dos erros de Quique... enfim.

PS: Na lista de jogos pode já entrar o da Taça de Portugal do dia 18 ;)

;)

... achei realmente muito tempo sem bola... esqueci por completo a taça!!! OBRIGADO!!!!

Muitas pessoas vão ficar a conhecer melhor Monsanto e esperemos que seja um grande dia de Taça mas com o Benfica a ganhar :)

Com certeza irá haver bastante rotação na equipa para dia 31 estarmos em forma :)

Já se encontra a funcionar o Portal Glorioso, com links para os blogs, sites, fórums, twitters Benfiquistas e muito mais.
O Portal Glorioso está em http://soubenfiquista.com

Saudações Benfiquistas
SouBenfiquista.com Muito Orgulho

Enviar um comentário

Qual a tua opinião?
Usa e abusa deste formulário para tecer as tuas ideias em defesa do GLORIOSO SLB!!