Neste blog utilizo textos e imagens retiradas de diversos sites na web. Se os seus autores tiverem alguma objecção, por favor contactem-me, e retirarei o(s) texto(s) e a(s) imagem(ns) em questão.

03 setembro 2009

Crónicas

David Luiz, o protótipo do “capitão” à Benfica

Por Bruno Prata in O Público

Quem conhece os segredos do balneário do Benfica costuma relevar a importância que Luisão exerce não só nos relvados mas também junto dos seus colegas de equipa, e não só, até por força da condição de suplente do veterano Nuno Gomes. Mas, sem que se pretenda beliscar essa realidade, há uma personagem cada vez mais emergente no reino da Luz: David Luiz.
Se Luisão pode ficar como o último líder da fase das vacas magras, o seu compatriota mais novo parece ter o perfil ideal para se assumir como porta-bandeira de um período que adeptos e dirigentes benfiquistas crêem ser o início da fartura.

Mais tarde se verá até que ponto essa eventualidade se irá confirmar, sendo certo que o brasileiro pode, de facto, transformar-se no protótipo de “capitão” e líder carismáticos que o Benfica procura e não encontra desde João Pinto. Recuando ainda mais no tempo, talvez só valha a pena parar nos casos de Humberto Coelho e Veloso (Bento e Simão, por razões diferentes, não atingiram a mesma bitola), o que diz bem da falta de referências com que o clube da Luz se debateu nas últimas épocas, algo que ajuda também a explicar o insucesso desportivo.

Claro que há condicionantes capazes de complicar o que aprioristicamente parece muitas vezes saltar à vista. Léo, por exemplo, colhia a simpatia dos adeptos e da crítica, e nunca foi uma personagem muito simpática dentro do balneário benfiquista. Há inúmeros casos idênticos em vários clubes. Niquinha foi visto durante vários anos como o “capitão” e líder do Rio Ave, mas a sua personalidade criava várias antipatias junto de muitos dos colegas e até de dirigentes.

Luisão é uma voz muito respeitada na Luz, mas a sua personalidade também está longe de merecer a unanimidade, com excepção talvez junto do contingente brasileiro – isso era ainda mais flagrante no tempo em que Simão era o chefe do balneário. O mesmo acontece junto dos adeptos, até porque algumas das declarações públicas do internacional brasileiro nem sempre foram consensuais, principalmente as que deixaram evidente a vontade de se mudar para outras paragens. Mas as verbas oferecidas pelos clubes interessados foram sempre demasiado pequenas e pouco interessantes para um Benfica que parece ir optar antes por lhe satisfazer o desejo, legítimo, de ser aumentado.

O grupo é mais receptivo à liderança de Nuno Gomes, até porque para isso contribui a sua postura imaculada. Mas a sua posição de primeiro “capitão” é prejudicada pela cada vez mais rara utilização e pelo aproximar do final da carreira.

David Luiz já é o terceiro “capitão”. Isso não resulta tanto de ser já uma voz forte no grupo (o facto de só ter 22 anos funciona ainda como factor inibidor), mas principalmente da sua indubitável qualidade e da raça no campo. Uma e outra coisa ajudam a formar líderes de balneário. Aliás, não é por acaso que os responsáveis benfiquistas estiveram inclinados para ele (e também para Maxi Pereira) quando ainda havia dúvidas se Luisão iria mesmo deixar vaga a braçadeira.

Nas quatro épocas que leva na Luz, o jovem brasileiro lançado por Fernando Santos abonou ainda a seu favor um comportamento inatacável, sendo natural que aumente a sua influência e autoridade à medida que se torne cada vez mais uma pedra essencial. Ganhou ainda pontos pela forma como aceitou e se entregou à missão no lado esquerdo, mesmo que a posição de defesa-esquerdo fosse uma conveniência do colectivo e bem menos do jogador. A única dúvida tem a ver com a sua permanência no clube, sendo certo que o Benfica lhe prolongou até 2013 um contrato que está blindado com uma cláusula de 50 milhões de euros. Nada mau para quem chegou cedido por empréstimo pelo Vitória da Bahía (que detinha 50 por cento do passe com o empresário Giuliano Bertolucci, responsável pelas contratações de Ramires e Patric e que, no passado, já tinha ajudado a trazer Luisão, Alcides e Anderson).

David Luiz tem dados antropométricos adequados para a posição, designadamente o 1,89m de altura. É rápido, felino, sabe sair a jogar com a bola e tem a agressividade e o espírito de luta dos que nunca se dão por vencidos. É dos que preferem quebrar do que torcer e alguns excessos irão certamente ser temperados quando ganhar outra maturidade. Nessa altura, é bem provável que já seja unanimemente reconhecido como um dos melhores jogadores mundiais na posição.

Poucos clubes na Europa se podem dar ao luxo de ter um leque de centrais tão promissores. Para juntar à experiência de Luisão, o Benfica tem não só David Luiz, mas também Sidnei, que, aos 20 anos, já mostrou ter qualidade para dar e vender. E tem ainda o benjamim Roderick, que Jesus fez questão de ir buscar aos juniores e que parece ser uma réplica (fisicamente e não só) de Mozer, revelando um à-vontade e dotes físicos e técnicos raros num jovem de 18 anos. Miguel Vítor não ficou de fora por esquecimento. Independentemente da forma como se entrega ao jogo, pertence a outro campeonato.

3 comentários:

O rapaz quis ser simpático!
Espere-se por uma das boas, quando alguma pequena maré lhe for favorável.
Vamos estar atentos. Vá-as colocando aqui para nós irmos acompanhando e, se preciso, dar o troco merecido!
Abraço

Este é o protótipo de futurologia demagógica que tanto pulula na imprensa nacional. Quando o Pedro Emanuel era capitão e quase nunca saia do banco era só elogios e ninguém se referia a perda de influência devido a essa condição. Mas neste caso o que querem é atacar o Luisão porque ninguém no seu perfeito juízo acha que se deve substituir o Luisão nessa função (só quem queira desestabilizar). Pensando no futuro, se calhar é mais provável que seja o David a sair do que o Luisão... acho eu. Assim esta crónica não me parece que mais do que a plantação de uma erva daninha para tentar colher mais tarde.

O Sr Bruno Prata é perito nisto.....


...o que eu mais gostei foi dos "antropométricos"!!! :DDDDD

Enviar um comentário

Qual a tua opinião?
Usa e abusa deste formulário para tecer as tuas ideias em defesa do GLORIOSO SLB!!