Neste blog utilizo textos e imagens retiradas de diversos sites na web. Se os seus autores tiverem alguma objecção, por favor contactem-me, e retirarei o(s) texto(s) e a(s) imagem(ns) em questão.

11 setembro 2009

Crónicas de José Jorge Letria


Quando o Benfica é uma festa

Por José Jorge Letria in Jornal O Benfica

Na política como no futebol o que conta são os resultados. Mesmo aqueles que não pouparam críticas ao Benfica na última temporada devem estar agora satisfeitos com o que estão a ver. Não faltam golos nem entusiasmo. O Benfica, sem deixar que o triunfalismo se instale, está a tornar-se uma festa para quem acredita nele e uma dor de cabeça para quem o vai ter pela frente. Falei e torno a falar de festa, pois esse conceito e essa certeza que levam os adeptos aos estádios e lhes permitem voltar para casa com a luz de uma alegria intensa a iluminar- lhes a memória daquilo que viram e partilharam com muitos milhares de pessoas. Hemingway escreveu um magnífico livro de memórias intitulado “Paris É uma Festa”. Não há-de faltar quem queira escrever outro chamado “O Benfica É uma Festa”. O que aconteceu no jogo com o Vitória de Setúbal, equipa com um historial digno do maior respeito, foi uma das expressões visíveis dessa festa, não só pela fartura do resultado, mas também pela euforia que andava no ar. Há anos que não se via nada assim. Há anos que a satisfação colectiva não se tornava tão intensa e empolgante. Depois veio o jogo com o Celtic e confirmou esse estado de espírito. É perante resultados como este que apetece responder com uma divertida frase de um tal Dadá Maravilha, que teve, em tempos, notoriedade futebolística no Brasil: “Não venham com problemática que eu tenho a solucionática.” Com isto fica quase tudo dito para quem quiser enredar-na retórica e nos labirintos da teoria. A prática é outra coisa, bem mais simples e inequívoca: envolve golos, vontade e capacidade de os marcar e confiança na vitória. O resto são cantigas.
É nestas alturas que me dou conta do verdadeiro sentido do título que decidi dar a estas crónicas semanais –“Tudo o que Luz” –, com a certeza de que o ouro do título virá coroar o trabalho colectivo e o desejo de quem, convictamente, torce por ele.

1 comentários:

Excelente... Não há palavras para descrever tanta excelência junta... O José Jorge Letria é um senhor!

http://curvasencarnadas.blogspot.com/

Enviar um comentário

Qual a tua opinião?
Usa e abusa deste formulário para tecer as tuas ideias em defesa do GLORIOSO SLB!!