Venda colectiva de direitos TV em Portugal
Por Futebol Finance
Durante esse período os dirigentes dos clubes na urgente necessidade de gerar receitas, alienaram os seus direitos televisivos em contratos de longo prazo (5 e 10 anos), por valores que com o decorrer dos anos se tornaram totalmente inadequados à realidade praticada no futebol Europeu. A construção dos novos estádios para o Euro 04, serviu para renovar os recintos desportivos e criar novas receitas, mas contribuiu principalmente para o endividamento dos clubes, que voltaram novamente e empenhar os seus direitos televisivos para suportarem os custos de construção dos estádios.
Hoje os direitos televisivos vendidos colectivamente nas ligas europeias são responsáveis por 30% a 50% das receitas dos clubes, enquanto em Portugal onde a venda é individual, significam 10% a 15% das suas receitas totais. Se os responsáveis pela organização do futebol Português continuarem a descurar as suas responsabilidades, à medida que vão terminando os contratos de televisão dos clubes, novos serão assinados, renovando o problema por mais 5 ou 10 anos.
Implementação
A receita total gerada actualmente pelos clubes da Liga Sagres através da venda individual de direitos televisivos ronda os 50 milhões de Euros, mas a implementação da venda colectiva de direitos televisivos, passará necessariamente pela compreensão por parte de todas as entidades desportivas que através do novo sistema as receitas podem aumentar entre 2 a 3 vezes mais.
Para que tal aconteça a Liga de Clubes terá o papel fundamental de sensibilizar os clubes para a importância desta nova formula como geradora de maiores receitas, tomando (com o acordo dos clubes) a iniciativa de negociar novos contratos colectivos à medida que vão terminando os actuais, mas principalmente como mediadora na renegociação dos contratos ainda existentes, entre clubes e entidade detentora dos direitos.
Pacotes e Leilões
O sistema de venda dos direitos tv através de pacotes praticado pelas maiores ligas europeias, vai de encontro às necessidades e meios que cada operador tem ao seu dispor para a transmissão dos encontros. A divisão do produto em pacotes e a sua venda através de leilões, possibilita o equilíbrio nas vendas e uma concorrência leal entre operadores, tornando o sistema benéfico para clubes, operadores, e adeptos.
Os pacotes são divididos consoante o meio de transmissão (tv, internet, telemóvel e rádio) e por sua vez em pacotes de transmissões nacionais, internacionais, resumos, etc… o que possibilita uma variedade imensa de ofertas e a dispersão dos direitos por diversos operadores.
Actualmente a venda por pacotes já é feita, mas apenas pelo único operador detentor dos direitos, adquiridos individualmente a cada clube.
Partilha de Receitas
A formula de partilha das receitas pelos clubes varia de liga para liga, sendo adequada às realidades e necessidades dos clubes de cada liga. Os sistema de partilha mais utilizado é o de 50% do total das receitas a dividir por todos os clubes da liga, 25% relativos à performance na liga e 25% referente ao share o número de adeptos de cada clube. No entanto este sistema deveria ser adaptado à realidade Portuguesa, onde existem grandes diferenças entre o número de adeptos de cada clube.
Estima-se que o valor real dos direitos televisivos da Liga Sagres atinjam os 150 milhões de Euros anuais, o que poderia significar para os 3 grandes portugueses receitas de televisão na ordem dos 25 milhões de Euros anuais, ainda assim inferiores aos últimos classificados da Premier League e equivalentes aos últimos classificados da Ligue 1 de França.
1 comentários:
Mas parece que só o SLB está a abrir os olhos!
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