Neste blog utilizo textos e imagens retiradas de diversos sites na web. Se os seus autores tiverem alguma objecção, por favor contactem-me, e retirarei o(s) texto(s) e a(s) imagem(ns) em questão.

17 junho 2009

Opinião

O Futebol Português


Desde sempre, que me identifico como um adepto fervoroso de tudo o que está relacionado com futebol.

Já vibrei imenso com os sucessos dos clubes e jogadores portugueses, não olhando a emblemas e simpatias, e nunca por um único dia me senti distante do clube da minha preferência só porque este perdia jogos.

Mas ultimamente, dou por mim a desligar o televisor a meio de jogos de futebol, dando preferência à visualização de um filme ou até para repor sono em dia... isto seria impensável há meia dúzia de anos atrás.

Coleccionei cadernetas de cromos de futebol, joguei e esfolei-me com este desporto em campos incapazes para a prática de qualquer desporto, cometi loucuras e sacrifiquei-me, emocionalmente vivi tristezas e alegrias com os resultados do meu clube, e tudo com um amor cego a um jogo que nunca contribuiu para a minha vida, até pelo contrário, em algumas situações serviu para me prejudicar.

Actualmente, quanto mais conheço o futebol no meu país, maior é o desinteresse.

Provavelmente porque me vou apercebendo de situações conturbadas que diariamente e jogo após jogo envolvem o mundo do futebol em Portugal.


Há um ditado Português que diz que onde há fumo há fumaça, e neste meu país tem sido fumarada por tudo o que é equipa de futebol.

Existe a sensação de que existem resultados combinados, e favorecimentos propositados que podem envolver dirigentes e árbitros e jogadores. De que adianta vibrar com uma partida se o final já está decidido, para isso prefiro assistir a um filme de cinema, onde a bilheteira está mais em conta com o meu bolso, e não me defrauda porque previamente já sei que o final já foi reproduzido.

Um dia vi confrontada uma pessoa, fortemente relacionada com a Super Liga, sobre se as noticias correntes nos mass média do caso apito dourado condizia com a veracidade dos factos, sem qualquer hesitação, escutei a tão pronta resposta de que a realidade é muito mais negra, mas devidamente camuflada.

Já agora... alguém me sabe explicar sobre qual é a efectiva função do cargo do delegado ao jogo?

É com muita estranheza que observo a impassividade e serenidade dos dirigentes desportivos, quando se verifica a existência de jogadores de um único clube emprestados na larga maioria dos clubes do primeiro escalão nacional. Se amanhã vou jogar um jogo contra o meu clube, será que vou ser 90 minutos imparcial, e dar o litro contra quem paga o meu salário? E nesse meio de tantos profissionais sérios, também pode haver quem não esteja assim de tão boa fé, o que é perfeitamente normal.


De todo que não compreendo as negociatas que se processam em alguns clubes, pela facilidade com que se realizam e ou quebram contratos, seja com treinadores e jogadores, e não se importam de largar fortunas ao meio da rua para isso. Não serão essas práticas passiveis de punimento por actos de má gestão? Não serão esses esbanjamentos de dinheiro uma afronta a milhares de famílias que actualmente vivem momentos de grande dificuldade e desespero?!?

Por mais que tente, é difícil de entender as linhas com que o futebol se entrelaça com a política, privilegiando movimentações futebolísticas ao invés de zelar pela melhoria de vida do cidadão nacional, que com tanto aumento de impostos e aumento dos preços dos produtos essenciais, parece que a classe pobre é cada vez mais numerosa e mais miserável... parece!

Não querendo tornar este texto uma conspiração futebolística, tudo isto serão meras suposições sem fundamento, e o nosso país ainda se caracteriza pela prática de bons hábitos e costumes, onde o futebol Português é composto por direcções honestas e de boa índole.

Contudo, para mim o Futebol já não é o Futebol, e desinteressei-me por este desporto!


Um Forte Abraço!


por Alexandre in diaexotico.com

2 comentários:

muitos adeptos se sentem assim. infelizmente o futebol é o reflexo do País onde não se acredita na justiça e isso é o pior que pode acontecer numa democracia.

no futebol como em muito desta sociedade, por vezes não se olha a meios para atingir certos fins. e ninguém tem vergonha. vou ser acusado? fujo para Espanha ou Brasil e nada me acontece. ser condenado? o que isso interessa? atacamos os que nós condenaram que os papalvos só pensam na fachada que desculpa qualquer coisa.

o mais ridículo é que as pessoas sérias são mais perseguidas e atacadas do que os vigaristas...

Concordo plenamente com tudo isso!!! ... e de mão dada com toda esta promiscuidade anda a justiça Portuguesa que cada vez mais parece assobiar e olhar pró lado, afundando cada vez mais a tristeza que é o futebol fora do campo...

Mas dentro do campo, a mim ninguém me tira o prazer de ver um jogo de futebol, seja da ultima divisão dos distritais (Salgueiros), ou da 1ª divisão (SLBenfica).

Como costumo dizer, melhores dias virão...

Enviar um comentário

Qual a tua opinião?
Usa e abusa deste formulário para tecer as tuas ideias em defesa do GLORIOSO SLB!!