Neste blog utilizo textos e imagens retiradas de diversos sites na web. Se os seus autores tiverem alguma objecção, por favor contactem-me, e retirarei o(s) texto(s) e a(s) imagem(ns) em questão.

10 março 2011

Eles vivem


Ao longo do jogo que opôs o Sporting de Braga e Carlos Xistra & C.ª ao Benfica, no passado domingo, foram várias as vezes que me recordei de um filme de John Carpenter, o já clássico “Eles vivem”. Na fita, há uma enorme campanha que visa entorpecer a Humanidade e que só é detetável através da utilização de uns óculos especiais, que um zé-ninguém descobre por acaso, começando aí a sua cruzada de denúncia contra os que querem evitar a exposição da verdade. Mais: muitos dos agentes dessa forma subliminar de manter o “statu quo” são, na verdade, monstros alienígenas, os únicos que lucram com a dolência inconsciente dos humanos.

Primeiro, foi a repetição milimétrica dos métodos usados noutra sede – um “speaker” que recusa dizer o nome do Benfica e que incita as suas massas com o jogo a decorrer; uns “snipers” golfistas estrategicamente colocados, e desta vez para acertar, que nos permitiram ganhar consciência de que Pinto da Costa e António Salvador podem concorrer ao “Guinness”, como dono e encarregado, respetivamente, do maior “green” do Mundo, que vai do Dragão ao Estádio Axa; e depois, Xistra...

Se Jara vai a caminho da baliza de Artur, tendo ganho o lance pela sua rapidez e não por qualquer vantagem posicional irregular, não importa – assinala-se o off-side. Se Javi vem sendo um dos esteios do Benfica de combate, cansado mas empenhado, não há qualquer problema – aproveita-se uma jogada de contacto com Alan e deixa-se vir à superfície o talento dramático deste (pena que os óscares tenham sido uma semana antes), perfeito se descontarmos o pequeno deslize de ter começado a queixar-se do peito e ter acabado em aflições da garganta. Mas isto anda tudo ligado, não é? Não há problema, dizia: expulsa-se o espanhol, correspondendo à lesta solicitação do banco do Braga. De resto, desde o banco aos jogadores, toda a gente estava mais nervosa e mais rápida do que na recente receção ao FC Porto. Mais Xistra? A simples circunstância de – num quadro disciplinar que conseguiu até dar uma cartão amarelo a esse perigoso caçador que é Javier Saviola – Hugo Viana, Kaká e Miguel Garcia terem terminado a partida é revelador de um critério que mais pareciam... dois.

Xistra nunca devia ter pisado o relvado bracarense numa partida destas, uma vez que nem sequer do ponto de vista “dos galões” é competente para um jogo em que já se adivinhava a pressão. E o Benfica, mesmo que viesse a deixar escapar o triunfo na Liga, não merecia – pela qualidade do futebol praticado, por ser o clube que mais ajuda a manter os estádios cheios – ser afastado desta forma vergonhosa e que alguns sentenciarão como premeditada. O problema? É que eles vivem, mesmo que haja quem os não queira ver.

7 comentários:

Obrigado João Gobern!
Obrigado por num país cobarde, ter a coragem de o não ser!

Parabéns pela forma como escreveu este texto, muito mais no Jornal em que o fez.

Aproveito este espaço, para elogiar esta crónica, que desde o jogo de domingo foi a única que eu considerei como verdadeiramente real de tudo o que se passou em campo!

Foi um vergonha aquilo que se passou em campo mas pior do que tudo isso, foi o que se falou e leu na imprensa que insiste em pactuar com este tipo de futebol sem terem a coragem de dar o verdadeiro nome às coisas!

Força Benfica!!!

Sempre gostei dos comentários ponderados do Sr. João Gobern. Este toca-me em particular, por vir ao meu encontro e de muitos milhões de Benfiquistas que espalhados por esse mundo fora se perguntam como tal é possível ter acontecido?!
Ao que chegou o nosso futebol... O que fizeram descaradamente ao meu Glorioso, aqueles que se passeiam na praça publica cobertos pelo manto da corrupção que não podem desmentir, pois todos ouvimos, apenas a justiça civil não quis saber...
Cospem no prato onde comem, porque como diz o Sr. Gobern "o Benfica é o clube que mais ajuda a manter os estádios cheios".
Saudações Benfiquistas

É a primeira vez que comento as crónicas aqui no site. E não pude resistir a esta grande crónica, onde se vê o estado a que o nosso futebol chegou.
Nos dias que correm é preciso muita coragem e brio para escrever um texto, onde se expõe a verdade crua e nua, e convém dizer que não foi censurado pelos avençados do costume.Sempre contra a mentira desportiva.
Parabéns pela crónica.

Mas o que é mais degradante é que estes assaltos que acontecem e que vão passando e repetindo-se, ficam por isso mesmo. Sempre em constante sustento da bicharada... "Eles comem tudo e ninguém faz nada".

Vê lá onde vais almoçar, porque senão podes ser surpreendido pelos amiguinhos do PC. E se levares uns pares de estalos estarás certamente a simular!

Enviar um comentário

Qual a tua opinião?
Usa e abusa deste formulário para tecer as tuas ideias em defesa do GLORIOSO SLB!!