Neste blog utilizo textos e imagens retiradas de diversos sites na web. Se os seus autores tiverem alguma objecção, por favor contactem-me, e retirarei o(s) texto(s) e a(s) imagem(ns) em questão.

01 fevereiro 2011

Expliquem-me este calendário

1. As duas competições internas mais importantes para lá da I Liga, a Taça de Portugal e a Taça da Liga, estão a entrar nas suas fases realmente decisivas. A primeira terá, já na quarta-feira, um FCPorto-Benfica nas meias-finais; a segunda promete um “derby” Benfica-Sporting também na antecâmara da final.

Mas é preciso estar muito atento para não se perder o desenrolar destas provas (e já nem falo da Liga Zon/Sagres, jogada quase em ritmo de fim-de-semana sim/fim-de-semana não). Veja-se o caso da Taça de Portugal Millenium: os quartos-de-final jogaram-se em quatro datas distintas (um jogo em cada dia) e agora as meias-finais serão decididas a duas mãos. Certo. A primeira é já esta semana. E a segunda? Na semana seguinte, para reforçar a emoção? Não. Daqui a duas semanas, como no figurino tradicional das competições europeias? Também não. Na verdade, a segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal será jogada... em Abril.

Sim, em Abril. Tudo o que o jogo de quarta-feira no Dragão deixar em aberto só será decidido a 19 de Abril, mais de dois meses e meio depois. Se isto faz algum sentido, alguém que me explique, porque tenho sérias dificuldades em entender.

Alega-se que as próximas semanas, com o regresso das competições europeias, serão pesadas para os emblemas portugueses de topo. Mas e então as formações pequenas, obrigadas a jogar duas vezes por semana em Janeiro? As equipas mais importantes sabem que o seu objectivo é estarem envolvidas em várias frentes. É para isso que investem em grupos de jogadores mais fortes e valiosos – e as competições europeias são geradoras de receitas.

Este proteccionismo de secretaria aos “grandes” só vem reforçar a ideia de que, no futebol português, se tomam decisões e estabelecem regras já a pensar a quem darão jeito.

2. E o exemplo máximo deste total despudor de viver à margem do que mandam as regras elementares da democracia e do bom senso foi-nos dado, mais uma vez, por uma assembleia geral da Federação Portuguesa de Futebol. Os novos estatutos foram rejeitados, com os votos contra exactamente daqueles a quem esse novo figurino vem tirar as rédeas do poder: as associações distritais.

Pouco importa que esta incrível decisão mantenha a FPF à margem da lei do país e ponha em risco a participação da selecção e dos clubes nas competições internacionais. O que importa é manter o poder.

Já não eram precisos mais exemplos para expor a mediocridade e mesquinhez dos dirigentes do nosso (será deles?) futebol, mas os “srs. drs.” fizeram questão de nos brindar com mais esta exibição de autismo cívico. A tentação óbvia seria deixá-los a falar sozinhos no seu castelinho de fadas e nem tocar no assunto. Mas, infelizmente, eles ainda podem prejudicar muita gente...

3. O mercado de Inverno fechou e o futebol português disse adeus a Liedson. É pena: nos últimos anos, foram dele alguns dos mais espectaculares momentos nos nossos relvados. Mas, já agora, digam-me uma coisa: valeu a pena todo aquele folhetim da naturalização? É assim que se prepara o futuro da selecção?

3 comentários:

ao contrário do cronista acho muito bem que se possibilite a todos os clubes Portugueses o melhor desempenho possível nas competições europeias! porque isso é mais importante que qualquer competição secundária de Portugal!

quem argumenta contra as competições europeias porque só favorece os grandes é um lunático que não vê o plano geral e tem um pensamento pequenino e regional!

só um bom desempenho internacional permite aumentar a visibilidade das competições portuguesas e por arrasto a sua comercialização para fora! com benefícios para todos os clubes!

a solução passa por se ter mais jogos em Dezembro, ou alternativamente alterar um jogo do campeonato para meio da semana!

Temos de ganhar aos "grandes" para ir as finais...looooool

Enviar um comentário

Qual a tua opinião?
Usa e abusa deste formulário para tecer as tuas ideias em defesa do GLORIOSO SLB!!