Neste blog utilizo textos e imagens retiradas de diversos sites na web. Se os seus autores tiverem alguma objecção, por favor contactem-me, e retirarei o(s) texto(s) e a(s) imagem(ns) em questão.

12 fevereiro 2010

Há faísca ao fundo do túnel e ninguém quer acendê-la


Por Filipe Duarte Santo in ionline

Os túneis viraram terreno minado. No Benfica só lá se passa atrasado. Perde-se o intervalo, ganha-se jogadores

Já lá vai o tempo em que o árbitro apitava e os jogadores iam a correr para o balneário, com pressa em aproveitar o tempo de descanso, as instruções do treinador, o chá com açúcar e as mãos do massagista. Agora, pelo menos no Benfica, a moda é ficar no relvado à espera. Não é que o balneário tenha perdido o conforto, o problema é lá chegar e atravessar o túnel, esse terreno minado que virou instituição no futebol português.

Depois da turbulência nos jogos com o Braga e com o Nacional da Madeira, Jorge Jesus deu ordem aos jogadores do Benfica para nunca mais se cruzarem com adversários naquela zona do campo, seja no Estádio da Luz ou em qualquer outro campo do país. Agora, quando o árbitro apita para o descanso, o onze lá fica a fazer tempo à espera que o ambiente acalme. A 31 de Outubro, no Braga-Benfica, jogadores das duas equipas envolveram-se em agressões no intervalo do jogo. Cardozo e Andre Leone foram logo expulsos (só mais tarde é que vieram a conhecer-se os castigos de Vandinho, Mossoró e Ney). Uma jornada antes, na goleada de 6-1 ao Nacional, o ambiente também já tinha aquecido no túnel do Estádio da Luz, tanto que, depois de se transferir para o FC Porto, Rúben Micael viria a denunciar supostas pressões de Jorge Jesus e Rui Costa, na sequência de uma pega entre Luisão e Cléber. Hoje tal já não seria possível, Luisão já não poderia lá estar.

A ordem, por mais carregada de boas intenções que possa estar, voltou a funcionar no jogo com o Sporting e tem outro objectivo claro: evitar castigos e baixas na equipa. Basta ver como funciona a justiça desportiva e olhar ao que aconteceu a Vandinho (Sporting de Braga, suspenso três meses), Hulk e Sapunaru (FC Porto, suspensos à espera de um castigo final) para perceber que um descuido pode valer semanas de ausência. Domingos perdeu o seu melhor médio defensivo, Jesualdo Ferreira o avançado mais potente e Jorge Jesus faz tudo para manter a equipa imaculada.

BIG BROTHER Seja como for, está visto que o túnel é uma boa oportunidade de jogo. Só assim se pode entender a guerra de contra-informação entretanto lançada, com os clubes a tentarem fazer passar imagens mais ou menos incriminatórias ou a tentarem denunciar novos casos mais ou menos graves. É o Big Brother do futebol português, à espera que alguém dê um passo em falso.

1 comentários:

E como de costume para os grandes jornalistas da nossa praça como o Sr filipe duarte santos a culpa é do BENFICA preso por ter cão e preso por não o ter, o Cardoso foi castigado 2 jogos por ter levados alguns murros, e o Jorge Jesus quer guardar a equipa imaculada, então isso tambem é crime ? ja os seus vandinhos hulks e sapunarus são uns santinhos coitadinhos, ao contrario do que voce pensa eu acho que Jorge Jesus é alguem com muita classe e que faz o que todos os grandes? treinadores como o escova de dentes (que eu gostava de ver ganhar campeonatos noutro clube sem ajudas não ganhava nada nada) deviam fazer talvez se evita-se muita coisa

Enviar um comentário

Qual a tua opinião?
Usa e abusa deste formulário para tecer as tuas ideias em defesa do GLORIOSO SLB!!