Neste blog utilizo textos e imagens retiradas de diversos sites na web. Se os seus autores tiverem alguma objecção, por favor contactem-me, e retirarei o(s) texto(s) e a(s) imagem(ns) em questão.

06 janeiro 2010

Tempo de reler “O Túnel”



Por José Jorge Letria in O Benfica

“O Túnel” é o título de um dos romances mais famosos da literatura latino-americana das últimas décadas. Escreveu-o o argentino Ernesto Sabato, nascido em Buenos Aires em 1911. Não sei bem porquê, mas veio-me este título à memória depois de assistir ao Benfica-Porto na Luz. Se calhar até sei muito bem a razão por que me lembrei do romance de Sabato e estou somente a ironizar. Ironia por ironia, até me senti tentado a oferecer exemplares de “O Túnel” a Hulk e a Sapunaru, para lerem durante o período de suspensão em curso. Porém, aviso já que não se trata de um livro sobre futebol, nem sobre os altos e baixos da desnorteante carreira de Maradona, embora Ernesto Sabato seja seu compatriota. “O Túnel” é um livro com uma estrutura semelhante à de um romance policial, embora esteja muito mais orientado para a abordagem da crise espiritual do homem contemporâneo. Enfim, outros futebóis!
Talvez seja essa configuração imaginária do túnel que favorece, dentro dos estádios, situações deploráveis
Quando era miúdo e me queriam punir por alguma pequena malfeitoria por mim praticada, falavam-me numa ida para “escuro”, e eu imaginava que esse “escuro” era uma espécie de imenso túnel coberto nas duas extremidades, onde se respirava com dificuldade e não se conseguia enxergar vivalma. Talvez seja essa configuração imaginária do túnel que favorece, dentro dos estádios, situações deploráveis que, longe do olhar sempre curioso e indagador do público, reclamam sanções rápidas e exemplares. Não sei ao certo o que se passou no túnel da Luz, no final do jogo. O que sei é que dois “vermelhos” não costumam ser mostrados, dentro dos túneis, de forma tão inequívoca e firme a anjos que se limitam a bater as asinhas candidamente. Ainda bem que há imagens gravadas para servirem de prova, não vá alguém querer confundir agressões físicas com ramos de flores. Para acalmar os ânimos, fica “O Túnel” como sugestão de leitura para Hulk e Sapunaru. É o tipo de livro que deixa os leitores verdadeiramente suspensos.

0 comentários:

Enviar um comentário

Qual a tua opinião?
Usa e abusa deste formulário para tecer as tuas ideias em defesa do GLORIOSO SLB!!