Neste blog utilizo textos e imagens retiradas de diversos sites na web. Se os seus autores tiverem alguma objecção, por favor contactem-me, e retirarei o(s) texto(s) e a(s) imagem(ns) em questão.

10 maio 2012

A credibilidade da arbitragem

Crónicas de Vítor Serpa, in A Bola

Há muito tempo que a credibilidade do sector da arbitragem não era tão baixa. A parte final do campeonato trouxe-nos uma chuva de erros grosseiros com incidência directa em alguns resultados, além de nomeações inexplicáveis, como foi exemplo significativo a de Paulo Batista para o Marítimo-FC Porto. Daí ter-se criado um clima de inevitável suspeição, que foi naturalmente aproveitado pelos que não atingiram os seus principais objectivos. 

Em Portugal, ao contrário da maioria dos países europeus, onde o futebol continua a dominar o interesse maior do povo, a arbitragem tornou-se um sector muito sensível, após terem sido conhecidos casos concretos que apontavam claramente para sinais de corrupção e de tráfico de influências. Seguiu-se, então, um período de acalmia e de recuperação da dignidade e da credibilidade dos árbitros. Porém, nos últimos tempos, as coisas pioraram. Erros difíceis de explicar à luz do simples erro humano, decisões deploráveis, como o de secretismo das análises dos delegados, silenciamento das respostas a todas as dúvidas e inquietações, aproximaram a arbitragem de um género congregação secreta, deixando demasiada margem à imaginação de cada um, desde o regresso de influências maléficas à perversão. Insistimos: é absolutamente necessário e urgente uma mudança de atitude e de comportamentos. Os árbitros têm de voltar a dar sinais claros de que o futebol pode e deve confiar neles. Primeiro, porque a grande maioria merece esse reconhecimento; depois, porque o futebol português não resistiria a um regresso a tempos de tão má memória.

4 comentários:

toca a votar na nova sondagem do maisfutebol - é a melhor forma de responder ao portista do Luís Sobral.

http://www.maisfutebol.iol.pt/

Sacana de artigo este. Não diz nada. Fala das críticas à arbitragem, mas não diz se com ou sem razão.
Parece que sentiu necessidade de dizer qualquer coisa mas o medo calou-o. Quem tem medo compra um cão.
Foi tempo perdido vir aqui ler isto.

patriarca disse:


Com esta Corja na Arbitragem é impossivel a dita adquirir credibilidade, porque nos seus quadros e meandros NÃO EXISTE ninguém Sério ou pelo menos com uma pitada de ÉTICA, NADA.

este individuo ,que de senhor nao tem nada ,por isso nao lho chamo ,deve ser lacaio dum senhor corrupto ,la dos lados do Porto, que toda a gente conhece,e esquece se dos erros de arbitragem do benfica porco ,e do Sporting benfica ,isto para nao falar no Academica Benfica ,e em mais alguns ,por isso este dito cujo se nao sabe o que diz ou escreve ,e melhor ficar calado ou nao escrever

Enviar um comentário

Qual a tua opinião?
Usa e abusa deste formulário para tecer as tuas ideias em defesa do GLORIOSO SLB!!